AOASSVP

Mensagem do Presidente da Direção da Associação das Obras Assistenciais da Sociedade de S. Vicente de Paulo

Mensagem do Presidente da Direção da Associação das Obras Assistenciais da Sociedade de S. Vicente de Paulo

António Aleixo Pais Vacas de Carvalho

Engenheiro Mecânico pelo IST, Lisboa, reformado

Nasceu em Montemor-o-Novo a 19 de janeiro de 1941

Lisboa 25 de janeiro de 2022

Exmos. Senhores,

Na sequência da demissão do Senhor Dr. Renato Alves dos Santos do cargo de Presidente da Direção da Associação das Obras Assistenciais da Sociedade de S. Vicente de Paulo, foi-me endereçado o convite para assumir este cargo.

Para esta decisão pesou todo o meu percurso como Vicentino, desde há muitos anos, em que colaborei ativamente, quer no Conselho Nacional da Sociedade de S. Vicente de Paulo quer na própria Associação das Obras Assistenciais da SSVP, onde fiz parte dos órgãos sociais em diversas fases da minha vida.
Com muita honra o aceitei, tendo deixado o cargo de Presidente do Conselho Fiscal, para o qual tinha sido eleito nas eleições para os corpos sociais em 7 de novembro de 2019.

AOASSVP é uma casa Vicentina, onde aprendemos a fazer, a saber e a ser a favor do outro mais carenciado, com espírito cristão sempre presente.

Esta missão hoje ainda é mais pertinente e desafiadora nas especiais circunstâncias em que o mundo vive, e Portugal em particular, em que a crise resultante da pandemia por Covid-19 agravou algumas desigualdades sociais, especialmente em relação às condições de acesso aos bens essenciais e ainda nas condições de vida dos mais vulneráveis — idosos e crianças.

Como Presidente reconheço o papel inestimável que a Associação tem tido no desenvolvimento das suas áreas de atuação e nas novas gerações. Conheço bem e acredito nos demais membros dos corpos sociais e de modo particular, nos membros da atual Direção, designadamente a sua forma de estar e o seu enorme empenho pessoal em atingir objetivos ambiciosos no âmbito do realinhamento e reposicionamento da missão da AOASSVP nos novos tempos.

Estou empenhado em ajudar a continuar a garantir uma instituição sólida, autónoma, sustentável e sustentada, aberta ao mundo e à mudança, responsável, inclusiva e integradora, através do crescimento participado e articulado com toda a Comunidade. Para isso será necessário continuar a apostar numa relação de estreita proximidade com toda a envolvente económico-social e com os nossos parceiros Vicentinos, bem como, e de modo particular, na excelência dos serviços disponibilizados e prestados aos nossos Utentes.

Para atingir este objetivo é fundamental contar com o apoio de todos, ao nível interno e externo.
Aceito por isso, com honra e empenho, este desafio. Assim Deus me ajude.

O Presidente da Direção da Associação das Obras Assistenciais da Sociedade de S. Vicente de Paulo
(Eng. António Aleixo Pais Vacas de Carvalho)